top of page
Buscar
  • Foto do escritorLivia Tiemi

CRÍTICA - MAC USP

Atualizado: 13 de mai. de 2019

Durante minha visita ao MAC USP, o que mais me surpreendia eram os andares vazios do museu, percorri todos cada andar, e na maioria deles eu era a única visitante ou uma das únicas. Depois de um tempo de reflexão me dei conta de que se tratava de um sábado á noite, talvez esse não seja o horário preferido das pessoas para visitar um museu, e de fato, o oitavo andar, com uma vista panorâmica incrível e o restaurante e bar "Vista", tinha bem mais visitantes.


Porém, conversando com alguns colegas e comparando experiências, tenho para mim que essa consiste em uma cena normal no MAC USP. Um museu em frente ao Parque Ibirapuera, que fica aberto até às 21h, com entrada gratuita.


Eu mesma nunca havia visitado o museu, talvez isso reflita a falta de hábito que temos em frequentar tais espaços ou a falta de busca pelo conhecimento da arte, ou até mesmo uma combinação dos dois. Agora, após minha visita, lamento muito essa realidade, seja lá qual for o motivo.


O acervo do museu possui duas exposições de longa data que nos dão um panorama da arte nacional e internacional entre os períodos de 1900 a 2000, um século de arte que vai mudando e desenvolvendo em frente a nossos olhares. Posteriormente encontramos a exposição "MAC USP no século XXI - A era dos artistas" um andar inteiro de obras contemporâneas que compreendem pinturas, fotografias, colagens, esculturas, e outros. Obras extremamente diferentes umas das outras e surpreendentes cada uma do seu jeito. Além dessas, também há diversas exposições temporárias, que são mais específicas com relação ao tema e o período, como é o caso da "Ecos mecânicos - A máquina de escrever e a prática artística", responsável por uma das obras mais impressionantes, que consiste em rostos formados pela digitação em máquinas de escrever.


A vantagem desse acervo variado é a possibilidade de agradar um público maior e mais diversificado, mesmo aqueles que não tem um conhecimento aguçado da arte ou que possuem preferencias com relação a períodos artísticos, podem se contentar com a visita. Também nos possibilita uma viagem pela arte através do tempo, descendo aqueles andares do MAC USP podemos observar as evidencias evoluções artísticas. O que nos permite conhecer mais sobre a arte e sobre nossas preferências artísticas, eu mesma ficava mais satisfeita ao descer aqueles andares, lá para o final dos anos 1900 e entrada do século XXI, encontrei meu período.


A visita pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo me fez querer ampliar minhas visões de arte e conhecer museus, galerias e exposições que possam fazer o mesmo. Espero que ela consiga proporcionar o mesmo sentimento para outros visitantes.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CRÍTICA - "O SEMEADOR E O LADRILHO"

O livro "Raízes do Brasil", escrito por Sérgio Buarque de Holanda, traz a história do Brasil, desde a época colonial, com a intenção de analisar a situação do país na época em que foi escrito. Consid

CRÍTICA - "PERSPECTIVAS SOBRE SÃO PAULO"

O artigo "Perspectivas sobre São Paulo: o desafio de reconstruir a ordem urbana" traz a tona uma visão diferente de outros meios culturais que venho consumindo sobre o assunto. Produto de uma platafor

bottom of page